domingo, 1 de junho de 2014

FESTAS DE LISBOA 2014!!!!!!! :)

A cerimónia de abertura tem lugar hoje na Praça do Rossio, e conta com um espetáculo preparada pela companhia francesa Plasticiens Volants e o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua, ao som do fado de Gisela João e o ritmo de Bambaram, e esta é apenas uma pequena amostra do que a cidade está prestes a presenciar. Certamente não irá faltar cor, animação e, claro, as sardinhas, durante aquelas que são as festas mais aguardadas do ano na capital portuguesa.

E assim será durante um mês, de 30 de maio a 3 de julho, em que cada recanto da cidade ocorrem bailaricos, exposições e espetáculos que dão destaque aos tradicionais e clássicos bairros da cidade como Alfama, Bairro Alto ou Mouraria. Sob o tema dos 400 anos da obra-prima "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, começa esta viagem.

Sem esquecer as clássicas Marchas, os apaixonados que celebram o matrimónio apadrinhados por Santo António no dia 13 de junho na Sé de Lisboa ou os animados arraiais que homenageiam a música popular portuguesa, a organização apresenta uma nova aposta que relaciona o fado com outras artes denominada "Fados e Tudo", no São Luiz Teatro Municipal nos dias 19, 20 e 21 de junho.

No mês em que os antigos elétricos e elevadores ganham uma nova imagem, ganham também uma nova voz. "Silêncio que no eléctrico se vai cantar o Fado" e assim se anuncia que durante a primeira semana de junho, há fado nos icónicos elétricos 28E e 12E. A estação de S. Sebastião recebe ainda de 9 a 13 de junho "Escala no Metro", um piano construído na escadaria permitindo aos utilizadores desfrutar desta experiência musical.

O irmão mais novo do Vogue FNO volta pelo segundo ano consecutivo. Na Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres, Avenida de Roma, Avenida Paris e Avenida João XXI regressa o Open Night, uma iniciativa que dinamiza o comércio e conta com atividades e animação de rua como desfiles, música ao vivo, descontos e promoções, cocktails, lançamentos de produtos, entre outros. No dia 5 de junho das 16h até à meia-noite, em mais de 180 lojas.

Neste mês celebra-se também o Dia da Literatura Europeia, com uma jornada de leituras no Príncipe Real, e o aparecimento de um novo espaço dedicado à slam poetry como liberdade de expressão, o PortugalSLAM!. Na música, o Lisboa Mistura regressa com o mesmo objetivo desde 2006: um projeto que convida artistas de bairro onde mostram através da sua música a cultura e diversidade de ritmos e linguagem. Entre o Castelo e o Intendente, há margem para uma nova visão da "eletrónica do mundo".

Há ainda tempo para ver o novo Mercado da Ribeira com um conceito inovador ao estilo da Time Out. Ao convencional funcionamento de um mercado junta-se um novo espaço gastronómico, com cerca de trinta bancas e lojas que representam os melhores restaurantes da cidade, uma sala de espetáculos, uma loja e um bar.


                             

Sem comentários:

Enviar um comentário