São cada vez menos os dias do ano em que a praça do Terreiro do Paço, em Lisboa, fica apenas com a estátua de D. José no centro. Quando não há concertos, montam-se ecrãs gigantes e bancas de cerveja, como se viu no Euro Lounge, da Carlsberg, que ali esteve até ao final do campeonato da Europa. No início de agosto, a praça volta a ser invadida de estruturas e andaimes para novo espetáculo de video mapping.
Chama-se “As Caras de Lisboa” e vai começar a 5 de agosto. O espetáculo multimédia conta a história da cidade através de personagens bem conhecidas, como a varina, o calceteiro e até o amolador. Será ainda possível ver linhas da Carris e até a Ponte 25 de Abril que este ano festeja 50 anos.
As projeções em toda a fachada e Arco da Rua Augusta vão ser acompanhadas por música. “As Caras de Lisboa” decorrem até 14 de agosto com três sessões diárias: 21h45, 22h30 e 23h45. O espetáculo é produzido pela Bridge, criado pela Grandpas’s Lab e uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, Associação Turismo de Lisboa e a EGEAC.
Em dezembro de 2015, o Terreiro do Paço recebeu o último espetáculo de video mapping. Chamava-se “As Portas Encantadas” e fazia referência ao Natal.