Começa às 15h, acaba quando acabar. A primeira edição do Trampolim Gerador é já este sábado, em Lisboa.
Pôr a cultura portuguesa a dar o salto – é este o objectivo da primeira edição do Trampolim Gerador, que acontece já no próximo sábado, 28 de Fevereiro, na Praça de São Paulo, junto ao Cais do Sodré, em Lisboa.
Os responsáveis, por ordem na fotografia, são Miguel Bica, Tiago Sigorelho e Pedro Saavedra – os três fundadores da Associação Cultural Gerador, que desafiaram a actriz Carla Chambel e a jornalista Marlene Babo a programar mais de vinte actividades, em mais de dez locais na Praça de São Paulo. Resultado: até na igreja, na farmácia e nas caixas de electricidade do largo vão acontecer coisas.
Será um dia inteiro (começa às 15h, acaba quando os participantes resolverem ir para casa e/ou transferirem a festa para a rua cor de rosa do Cais do Sodré, mesmo ali ao lado) de actividades, concertos, exposições e performances abertos a toda a população – e, mais importante do que isso, totalmente gratuitos.
Quer dizer, se quiser experimentar o Menú do Jesús, com assinatura da Conserveira de Lisboa, vai ter de pagar – 2,5 euros, por duas fatias de pão, uma lata de conserva e dois copos de tinto -, mas para assistir aos concertos de Luiz Caracol ou de Xerife; ouvir as leituras de Patrícia Bull ou de Carla Chambel e Rui Neto; ver a instalação em vídeo de Lúcia Moniz; testemunhar o show-cooking do chef Lobão; ou participar nas oficinas de lãs, encadernação artesanal ou serigrafia que vão decorrer ao longo do dia, não tem de gastar um cêntimo.
“Se queremos que a cultura se torne acessível a todos, não pode ser paga”, explicaram os mentores do projecto.
Entrada livre
http://itsappning.com/ItsAppningPress/wp-content/uploads/2015/02/Programa-Gerador.png